Lugares essenciais para amantes de livros visitarem em São Paulo
 



Notícias sobre Escrita

Lugares essenciais para amantes de livros visitarem em São Paulo



Aproveite as férias e conheça lugares para você ficar entre os livros, abaixo a lista feita pelo Guia da Semana de São Paulo.


Livraria Cultura: A Livraria Cultura possui 08 lojas pela capital paulista, em muitos cantos da cidade, mas a mais significativa de todas, é a loja da Av. Paulista. Ela possui um acervo de mais de dois milhões de títulos diferentes. Além da loja da Paulista, sua loja do Conjunto Nacional, é a maior livraria do país, em São Paulo desde 1969, com mais de 4 mil metros². A livraria é uma parada obrigatória para quem visita São Paulo e ama os livros.



Livraria da Vila : A Livraria da Vila tem 06 lojas pela cidade e é uma das principais livrarias de São Paulo. Além de ser uma das mais queridas e procuradas livrarias da cidade, ela possui muitos eventos e palestras com escritores e detores do país inteiro - às vezes até de fora - , o que da mais respeito e credibilidade do espaço com os leitores. Uma das lojas também pode ser encontrada na Av. Paulista, entre outras de suas tantas localizações.



Mercearia São Pedro: Originária da Vila Madalena, a Mercearia São Pedro existe em um dos melhores bairros da cidade desde 1968 e, é um ambiente jovem, despojado e informal. Construída em uma casa antiga, ela conta com uma pequena locadora e muitas prateleiras cheias de livro. O lugar é uma mistura de restaurante/lanchonete com um bar e uma livraria, com os livros bem dispostos ao público, com cara de banca de jornal.



Centro Cultural São Paulo: O CCSP foi criado inicialmente com uma proposta de ser um espaço para abrigar parte da Biblioteca Mário de Andrade, com o tempo foi sofrendo algumas mudanças e virou um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país. Existem muitas atividades feitas nesse espaço, desde uma horta comunitária a eventos e encontros. No centro estão a Pinacoteca Municipal, o Arquivo Multimeios e a discoteca Oneyda Alvarenga, além de teatro, palco de dança, debates e discursos. O lugar fica no centro da cidade e recebe pessoas de todo canto de São Paulo, que buscam um pouco de cultura e tranquilidade.



Casa das Rosas: A casa das Rosas, conhecida também por Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, recebe todos os dias pessoas para participarem de sua programação. Inaugurada no começo dos anos 1990, é um centro cultural voltado somente para a literatura, o nome Casa das Rosas é por ter em sua área um dos mais belos jardins da cidade, ela fica na av. Paulista e é até um cartão postal de São Paulo. Sua biblioteca possui mais de 35 mil volumes da coleção do poeta, ensaísta e tradutor, Haroldo de Campos. Além das obras, o local conta com cursos de temas literários e exposições esporádicas, sempre relacionadas à literatura e, também, uma livraris da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa livros de editoras universitárias.



Fnac: A Fnac é a maior rede de lojas de produtos culturais e digitais da Europa. A livraria oferece também inúmeros itens de música, informática, som e vídeo. Sua loja mais conhecida em São Paulo é a da Av. Paulista, bem perto ao MASP, ela conta com títulos variados, além de promover sempre eventos gratuitos aos seus consumidores de literatura, música, fotografia e tecnologia.



Biblioteca Mário de Andrade: A biblioteca foi inaugurada em 1936, é a primeira biblioteca pública de São Paulo. Seu acervo completo tem aproximadamente 3 milhões de itens, contando com livros, jornais, mapas e multimeios. O espaço passou por uma grande reforma em 2011 e é considerada a segunda maior coleção pública do país, pois é uma biblioteca depositária da ONU. A Biblioteca Mário de Andrade também proporciona ao público palestras, exposições e visitas pelo espaço.




Fonte: Bonde News.

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br